domingo, 29 de agosto de 2010

A Fornalha

O rei Nabucodonozor fez um decreto: Todos deviam adorar a estatua de ouro ao ouvir o som de flautas, sautérios... Era uma adoração completa, muito parecido com a adoração de Israel que por diversas vezes adorou depois de ouvir o som dos Levitas e prostravam-se todos ao chão,mas essa adoração imposta era a uma imagem que não merecia nenhuma reverência. Por isso alguns judeus mas precisamente três deles não obedeceram.
 Daniel e seus amigos não se prostaram mesmo sabendo do preço: ser queimado em uma fornalha.


"Há uns homens judeus, os quais constituíste sobre os negócios da província de babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste."
                                                                                                                                                      Dn 3:12

 O rei naturalmente ficou muito nervoso, mas eles não voltaram atrás.

"Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.
E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.
Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer.
E ordenou aos homens mais poderosos, que estavam no seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, para lançá-los na fornalha de fogo ardente.
Então estes homens foram atados, vestidos com as suas capas, suas túnicas, e seus chapéus, e demais roupas, e foram lançados dentro da fornalha de fogo ardente.
E, porque a palavra do rei era urgente, e a fornalha estava sobremaneira quente, a chama do fogo matou aqueles homens que carregaram a Sadraque, Mesaque, e Abednego.
E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente."
                                                                                                                                                   Dn 3:17-23

 Quantas vezes o inimigo nos coloca em uma situação de decisão, onde temos que escolher: adorar outros deuses (fazendo a vontade da carne) ou irmos para a fornalha (cruz) e confiarmos que Deus esta no controle.
 Repare que YHWH permitiu eles serem jogados na fornalha, mostrando assim onde estavam o coração desses Judeus.

Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário